O Kriol Jazz Festival, conhecido evento cabo-verdiano que promove a música de inspiração crioula, vai acontecer pela primeira vez fora da Cidade da Praia (ilha de Santiago, Cabo Verde), numa extensão cultural que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Águeda. O evento vai acontecer no Centro de Artes de Águeda nos próximos dias 29 e 30 de março e contará com a presença, na sessão de abertura, do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Augusto Veiga.
“Portugal e Cabo Verde partilham uma ligação cultural profunda e enraizada na história, na língua e nas tradições”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que “é com grande satisfação que estabelecemos esta parceria cultural com a organização do Kriol Jazz Festival e com a qual conseguimos trazer para Portugal, que terá Águeda como palco, um dos mais aclamados festivais de música do mundo”.
Sendo a primeira vez que este festival crioulo é realizado além-fronteiras, e tendo Águeda assumido este acolhimento, reafirma o posicionamento estratégico do Município como um concelho produtor de arte e cultura.
Edson Santos, responsável pelo pelouro da Cultura, realça que “mais do que uma herança do passado, as ligações culturais entre Portugal e Cabo Verde são uma ponte para o futuro, assentes no respeito, na partilha e na construção de um mundo mais unido pela cultura”, frisando que este festival é um reflexo da diversidade cultural de Cabo Verde e do “património vivo que se renova constantemente através da diáspora e do contacto entre as comunidades”.
O promotor do festival, Djô da Silva, salientou que fazer uma extensão do Kriol Jazz (cuja 14.ª edição vai decorrer entre 10 e 12 de abril, na cidade da Praia, em Cabo Verde) era uma ideia que “estava a ser planeada há alguns anos” e que foi concretizada “agora com uma parceira com a Câmara de Águeda”.
O Kriol Jazz Festival, um evento de dois dias que contará com quatro atuações, promove a música de inspiração crioula, numa fusão de ritmos de várias origens: das Caraíbas, do Oceano Índico, de Cabo Verde, ou de África - o berço da cultura crioula.
O festival conta com dois espetáculos por dia, com Elida Almeida, Sixun, Mario Canonge e Kenny Garrett.