“Unir amigos à procura da melhor sopa de peixe” e “procurar incessantemente a melhor sopa de peixe”. São estes os princípios da mais nova confraria gastronómica aveirense. A Confraria da Sopa de Peixe foi criada este sábado, 3 de maio, à mesa do Restaurante O Gafanhoto, na Gafanha da Encarnação, Ílhavo.
São os 20 fundadores desta coletividade dedicada a uma iguaria que vai pontuando as cartas de vários restaurantes do litoral, com especial destaque para a região de Aveiro. Apresentam-se como um grupo “aberto ao mundo” e “sem espírito elitista”. “Onde houver uma boa sopa do peixe lá estaremos”, anuncia Rui Baptista, um dos fundadores e colaborador da Aveiro Mag (podcast RuinZinho).
Ainda a dar os primeiros passos, a Confraria da Sopa do Peixe terá padroeiro São Pedro, protetor dos pescadores, e procurará sensibilizar todos restaurantes a incluírem a sopa de peixe na sua carta.
Segue-se a aprovação dos estatutos e a eleição dos dirigentes da nova confraria. Para já, fica dado o primeiro passo para a concretização de uma jornada em defesa da sopa de peixe.
