AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Mealhada vai ter monumento para perpetuar o assador do leitão

Gastronomia

 

O Município da Mealhada e a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada vão homenagear o trabalho do assador do leitão da região, com a criação e colocação de um monumento na Avenida da Restauração, no centro da cidade.

O Monumento ao Assador do Leitão da Bairrada resulta da parceria entre o Município da Mealhada e a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, sendo inaugurado a 31 de maio próximo, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário daquela entidade que tem a seu cargo a defesa e promoção deste ícone gastronómico da região. A data será assinalada, igualmente, com a realização do Encontro de Confrarias, com várias ações marcadas para o concelho da Mealhada, como a visita a caves e almoço, com a presença de diversas entidades convidadas para o efeito.

Para materializar este monumento, a Câmara da Mealhada aprovou, na reunião desta segunda-feira, por unanimidade, um apoio extraordinário de 24.980 euros (mais IVA) à Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, com o fim de “prestar tributo à figura do assador, elemento essencial na preservação e transmissão de um saber-fazer tradicional que constitui um dos pilares da identidade local e regional. O monumento proposto pretende reconhecer publicamente todos quantos, ao longo dos tempos, têm contribuído para elevar a reputação do leitão assado à moda da Bairrada, cuja importância ultrapassa a esfera gastronómica, assumindo-se como marca identitária do território”, como dá conta a proposta levada à reunião de Câmara.

“Na Mealhada, grande parte do rendimento económico está ligado ao leitão. É a nossa grande pérola, que tem de ser estimada e cuidada. Por outro lado, este monumento é um incentivo à profissão de quem é tão importante para esta dinâmica económica, para a cultura e para a tradição”, comentou, na reunião, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco.

Corrida Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.