O Museu Marítimo de Ílhavo prepara um fim de semana repleto de atividades para assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, com destaque para o dia 17 de maio, sábado, em que apresenta uma programação pensada para todos os públicos. No domingo, 18 de maio, data oficial das celebrações, o acesso ao Museu Marítimo de Ílhavo, ao Navio-Museu Santo André e ao Centro de Religiosidade Marítima será gratuito para todos os visitantes.
O momento central das comemorações acontece no sábado, pelas 16h30, com a inauguração da exposição “Azul em Festa”, com curadoria de Fátima Marques Pereira. Esta mostra celebra o olhar, o gesto e a presença das mulheres no universo simbólico e real do mar, assinalando os 50 anos da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU, em 1975. A exposição reúne obras de artistas mulheres que abordam o mar como espaço vivido, imaginado e transformado, cruzando o íntimo com o coletivo, o corpo com a paisagem, e a história com o presente. A exposição estará patente na sala de exposições temporárias e ao longo do percurso expositivo do Museu até 19 de outubro de 2025.
Antes da inauguração, às 15h30, será apresentada a performance “Sonoridade Táctil”, concebida pelo Núcleo de Criação e Investigação Artística entre Expressões e Linguagens — SUSPENSÃO, no âmbito do projeto de residência artística “SOM E GESTO em síntese do existir”. A performance, que cruza artes visuais e música, explora as potencialidades performáticas do corpo, do gesto e da voz, contando com a participação de Inês Moura, Lilian Walker e Rita Maria.
A Noite Europeia dos Museus será assinalada com uma abertura especial do Museu Marítimo de Ílhavo entre as 21h30 e as 24h00, com entrada gratuita. Haverá visitas livres e a realização de um peddy paper, desafiando famílias a embarcar numa aventura noturna pelas várias áreas do Museu.
Durante a manhã de sábado, pelas 11h00, será realizada uma visita guiada à exposição de fotografia “Património em rede: um peixe, uma comunidade, dois países”, da autoria de Eduardo Martins. Esta exposição convida os participantes a redescobrir a pesca do atum-rabilho na costa algarvia e a sua recuperação após a extinção em 1972. A visita propõe uma viagem entre o passado e o presente, onde o mar do Algarve serve de cenário a uma história de resiliência, adaptação e intercâmbio cultural.
Ainda no dia 17, entre as 10h00 e as 16h00, decorrerá uma ação de formação dedicada à “Literacia do Oceano”, subordinada ao tema “Economia Azul Sustentável e Regenerativa”. Dinamizada por Álvaro Sardinha, especialista na área, a formação abordará conceitos como economia azul, desenvolvimento sustentável e regenerativo, apresentando ferramentas e plataformas relevantes e incentivando o ensino e o desenvolvimento de carreiras relacionadas com esta área. Esta ação é certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro e destina-se a educadores e professores. As inscrições podem ser feitas através do website https://cfaecivob.pt/wp/, estando também abertas a outros interessados através do e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.
O Museu Marítimo de Ílhavo reforça, assim, o seu papel enquanto espaço dinâmico de cultura, conhecimento e partilha, promovendo uma programação que alia arte, educação e participação da comunidade.