AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Já são conhecidos os primeiros nomes do cartaz do Festival dos Canais

Palcos

Concerto de Dino D’Santiago e espetáculos de Rui Queiroz de Matos e da companhia holandesa Panama Pictures entre as primeiras revelações

 

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival dos Canais está de regresso para mais cinco dias de arte e cultura, realizando-se entre os dias 16 e 20 de julho. O evento celebra este ano a sua décima edição e voltará a encher Aveiro de música, teatro, dança, novo circo, instalações artísticas, atividades para crianças e outras propostas que prometem transformar o quotidiano da cidade, sempre com entrada gratuita.

Entre os destaques desta edição, conte-se novamente com espetáculos sobre a água, entre os quais o marcante The Weight of Water, da companhia Panama Pictures, dos Países Baixos, que junta dança, circo e música ao vivo para promover uma reflexão sobre os tempos atuais e a relação com o meio ambiente. Uma parábola sobre o aquecimento global com seis intérpretes e uma plataforma flutuante para ver no Canal Central, junto às comportas, nos dias 19 e 20 de julho.

Na música, o primeiro nome revelado é o de Dino D’Santiago, figura central da música portuguesa, que tem trabalhado a tradição cabo-verdiana com a marca contemporâneo da eletrónica global. Uma atuação marcada para o arranque do evento, no dia 16 de julho, no palco maior do Festival dos Canais, instalado no Cais da Fonte Nova.

No campo das estreias, o espetáculo verde/claro, de Rui Queiroz de Matos, é o primeiro exemplo, sendo também uma encomenda do Festival dos Canais. Trata-se de uma criação com marionetas que celebra a natureza na sua escala mais íntima e questiona os espetadores sobre como seria a vida se os seres humanos tivessem apenas uns milímetros de altura. Para ver todos os dias do Festival, com quatro apresentações diárias.

O Festival dos Canais voltará a contar com a participação da comunidade em algumas das suas atividades, sendo disso exemplo a Fanfarra dos Canais, um dos ex-libris do evento, formação musical itinerante que todos os anos conta com elementos recrutados através de uma open-call. Este ano não será exceção, estando para breve a abertura de inscrições.

As crianças e as famílias voltarão a ser brindadas com diversas propostas, tendo para isso o espaço Jardim das Brincadeiras, um recinto acolhedor e divertido, na Baixa de Santo António, com espetáculos e atividades inventivas.

Como tem acontecido nos últimos anos, o Festival dos Canais irá contar com um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha. Quatro chefs irão apresentar as suas criações, entre 18 e 20 de julho, ao almoço e ao jantar, em momentos que irão incluir concertos de vários músicos reconhecidos. Reservas já disponíveis através de chefsonfire.com.

A programação completa do Festival dos Canais será apresentada em breve e ficará também disponível em https://festivaldoscanais.pt/

Colegio Portugues Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.