Nos dias 8 e 9 de novembro, o URO – Gastro Fire Sessions está de regresso ao Torel Avantgarde, hotel portuense de 5 estrelas, para mais dois dias dedicados à cozinha de fogo, num ambiente descontraído com vista para o Rio Douro, sempre com música e as habituais castanhas assadas. Depois do sucesso da primeira edição, o chef João Figueirinhas volta a desafiar vários nomes de peso da gastronomia portuguesa para cozinharem consigo no fogo e entre eles está um aveirense: Cristiano Barata, chef responsável pela cozinha do restaurante Mercantel.
Além de Cristiano Barata, participarão também a dupla Verónica Dias e António Lamas, head bakers da pastelaria Brites, no Porto, a chef brasileira Mirna Gomes, atualmente a cargo da cozinha do Soma, no Porto, e ainda Diogo Novais Pereira, que o ano passado angariou o título de Chefe do Ano e assume a chefia do restaurante Porinhos, em Fafe, de onde é natural.
“Pelo segundo ano consecutivo, voltamos a celebrar o São Martinho com um evento único que junta cozinha de fogo, música e sustentabilidade. Quisemos trazer chefs jovens e criativos, além de que uma das novidades é o facto de apostarmos em pratos diferentes nos dois dias, para atrairmos um público ainda maior,” explica o chef João Figueirinhas.
O menu, ainda a ser ultimado pelo chef anfitrião e pelos chefs convidados, irá equilibrar proteína animal, vegetal ou opções mais doces, tudo isto assente na ideia de show e slow cooking, para que todos os participantes possam acompanhar os preparativos em tempo real, num ambiente de convívio animado ao ar livre.
Outra das marcas da região de Aveiro no evento prende-se com a seleção de vinhos que estará a cargo dos Baga Friends – grupo de oito produtores de vinho da Bairrada. A completar a programação animada, nos dois dias haverá ainda música ao vivo e um DJ residente, sendo que também estará a decorrer o Urban Market Green, mercado que junta marcas e criadores locais de diferentes áreas, cruzando moda, joalharia, decoração e bem-estar.
E porque a sustentabilidade é, precisamente, um denominador comum de todas as edições do URO, a vontade de cozinhar de forma consciente volta a confirmar-se na seleção e confeção da matéria-prima, que, mais uma vez, privilegia produto de época e o máximo aproveitamento de cada ingrediente. “No caso da carne de porco, os porcos foram criados pela vitivinicultora Filipa Pato e serão utilizados na sua totalidade”, explica o chef anfitrião João Figueirinhas.
A abertura das portas do URO acontecerá às 13h e prolonga-se até às 23h nos dois dias. Os bilhetes, que poderão ser adquiridos neste link, estão disponíveis em dois formatos: bilhete Classic com cinco momentos e quatro bebidas (55€ pessoa/dia), ou bilhete Premium, que garante um momento gastronómico adicional (seis no total) e outras condições especiais (75 euros pessoa/dia).
Todas as entradas incluem café Delta Bio e castanhas assadas. O acesso ao Urban Market Green é livre, não sendo necessária a compra de bilhete para o URO.