AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Biblioteca de Ílhavo conversa sobre “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis”

Literatura

 

 

Esta sexta-feira, dia 5 de abril, às 18h30, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove a conversa “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis” com Sara Reis da Silva, docente na Universidade do Minho e autora.

Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Ílhavo, a tertúlia será dedicada ao tempo da ditadura em que o Estado Novo usou a censura para limitar a liberdade dos cidadãos, adultos e crianças, através do Manual de Instruções sobre Literatura Infantil, publicado em 1950, pela Direção dos Serviços de Censura, e como alguns autores infantojuvenis contornaram astuciosamente as imposições do referido manual.

Esta será uma conversa feita em torno da liberdade (ou da falta dela) de escrita para os livros para a infância e como o 25 de Abril veio abrir o leque dos temas abordados e a própria forma como se passaram a expressar.

Em simultâneo, estão patentes uma mostra bibliográfica dos livros censurados durante o Estado Novo e a exposição “Meio século de liberdade: cartazes do Pós 25 de Abril”, com uma seleção de cartazes originais da coleção de Luís Gouveia, que dá conta da explosão de organizações políticas, sindicais, culturais, populares e outras que saíram da clandestinidade ou que se formaram espontaneamente assim que sopraram ventos de liberdade.

Mais informação em bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt, pelo endereço de e-mail biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt ou pelo 234 321 103.

 

 

 

 

 

Festa Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.