AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Xylocopa associa-se à ação "A Noite dos Livros Censurados"

Literatura

 

 

No dia 25 de abril, a livraria Xylocopa, de Ílhavo, junta-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, "A Noite dos Livros Censurados", para ler excertos de alguns livros proibidos pelo Estado Novo, com o intuito de avivar a memória, sobretudo dos que já nasceram em liberdade, do que implicava não a ter.

E como, de forma poética, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor se celebra no dia 23 de abril, será uma dupla celebração, anuncia a gerência do espaço, acrescentando que esta iniciativa pretende ser, também, uma ação participativa para a composição da montra da livraria Xylocopa, a partir daquilo que serão as escolhas de leitura dos participantes.

A iniciativa irá decorrer das 17h30 às 19h00 do dia 25 de Abril e não carece de inscrição prévia.

Festa Publicidade

A proposta do Plano Nacional de Leitura passa por “celebrar os livros como resistência e o papel que a literatura tem desempenhado no desafio aos regimes, ao longo de séculos. Na semana das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, queremos lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos”.

“Queremos trazer a celebração da leitura para cenários informais, para lembrarmos que os livros não são para ser venerados, nem fechados em armários que os tornaram objetos de exposição. Os livros fizeram parte da revolução, fazem parte das nossas vidas como sociedade e do nosso crescimento. Recusamos a censura na literatura, em qualquer forma ou sob pretexto algum”, é anunciado, a propósito da ação que irá passar por bares, centros culturais, associações, livrarias, bibliotecas, institutos, teatros e outros, que queiram organizar a(s) sua(s) noites de livros censurados.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.