AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

O Glicínias Plaza “tem crescido com a cidade e os aveirenses”

Empresas

 

Foi em 1999 que a cidade de Aveiro ganhou um novo centro comercial. Já passaram 25 anos, mas a verdade é que, neste caso em concreto, o adjetivo “novo” continua a fazer todo o sentido. Em 2021, o Glicínias Plaza apresentou-se de “cara lavada”, com ainda mais espaços e mais insígnias. “Sentimos que o centro comercial tem crescido com a cidade e com os aveirenses. Tem-se adaptado, modificado e reinventado”, destaca o seu diretor Diogo Filipe, a poucos dias de o Glicínias fazer a festa do seu 25º aniversário – acontece no sábado, dia 2 de novembro, e contará com a atuação de Diogo Piçarra.

Ao olhar para a história deste primeiro quarto de século do Glicínias Plaza, há algo que salta à vista: “este centro comercial tem-se reinventado ao longo dos tempos”. “Antes desta última remodelação, que criou um centro comercial quase novo, já tinha havido outras intervenções”, realça o diretor, especificando que essas “melhorias” sucessivas têm sido “um dos marcos do sucesso do Glicínias”. Ainda assim, não será exagerado dizer que há um antes e um depois de 2021 na vida deste centro comercial. “Com esta grande obra ganhámos mais oferta e um espaço mais agradável para os aveirenses. O espaço mais multifuncional para acolher as pessoas que nos procuravam e que já era pequeno para receber de forma confortável tantos clientes que nos visitam diariamente. Foram essas as grandes mais-valias: conforto e oferta”, avalia Diogo Filipe.

Os números falam por si: são agora cerca de 120 lojas e cerca de 1.400 postos de trabalho. A afluência ao centro também cresceu, assim como a compra média por cliente, garante a direção do Glicínias Plaza. “Basta entrar no centro comercial para ver que temos todas as lojas abertas. Não há lojas fechadas. Temos lista de espera e isso é um sinal positivo”, vinca Diogo Filipe. Numa altura em que é já dado como garantido o encerramento da livraria Leya – o grupo vai fechar também as lojas do Porto e de Viseu -, está ainda por definir a futura ocupação daquele espaço. “Nós tentamos equilibrar a mistura comercial. Vamos ver quais as alternativas para o espaço. Vamos aguardar”, refere, em declarações à Aveiro Mag. 

Um centro com espaço para crescer

É verdade que passou ainda pouco tempo após a grande expansão do centro, mas a pergunta impõe-se: O Glicínias ainda tem espaço para crescer? “Sim. Embora sejam processos que demoram na sua maturação. Dada a expansão tão recente, creio que não é oportuno falar nessa situação. Mas sim, é possível crescer”, admite o diretor. Para já, há uma certeza que os clientes do espaço comercial podem ter. Está prevista para breve a reinstalação do parque infantil que deixou de existir aquando da expansão.

Agueda Publicidade

Tal como repara Diogo Filipe, “é impossível saber como vão ser os próximos 25 anos” do centro. Ainda assim, “é certo que vão estar relacionados com as questões tecnológicas, a digitalização, a inteligência artificial, a realidade virtual e a realidade aumentada. O desafio dos centros comerciais vai ser conseguir acompanhar os avanços tecnológicos para não ficar para trás”, destaca. À vertente tecnológica, há que juntar também “a vertente da sustentabilidade”. “Cada vez mais os clientes se identificam com marcas, lojas e centros comerciais que têm essas preocupações e essa consciência”, nota, antecipando que “os centros comerciais do futuro serão mais verdes e mais tecnológicos”. “E também mais multifuncionais”, frisa, dando o exemplo do Glicínias, que já incorpora “o espaço de ginásio, os cinemas, a farmácia e outros espaços de saúde”. “Os centros comerciais vão ser mais centros e não só comerciais”, reforça.

Uma festa para todos

O Glicínias Plaza irá fazer a festa do seu 25º aniversário com a comunidade. Durante todo o dia, a animação será constante nos corredores do centro comercial, com promoções especiais de aniversário em lojas aderentes, e a partir das 14h00, com pocket shows com vários tipos de artistas, pontos especiais para tirar fotografias, pequenas surpresas e espetáculos de luz fazem também parte da agenda.

Pelas 18h00, cantam-se os parabéns ao Glicínias Plaza e ao Auchan de Aveiro com 120kg de Bolo de Aniversário e Espumante e, às 21h00, o showcase de Diogo Piçarra promete encerrar a noite em grande estilo. Estão ainda previstas atividades infantis gratuitas para os mais novos e para os mais vaidosos ateliers de maquilhagem.

 

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

1 Comentário(s)

francisco albuquerque
31 out, 2024

20 mil m2 de cobertura disponível.. zero aproveitamento fotovoltaico... grande preocupação com o futuro, não haja dúvidas...

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.