O projeto “Há Gente no Museu”, que em 2018 atraiu centenas de visitantes ao Museu Municipal de Sever do Vouga, está de volta, desta vez com novas personagens e histórias para contar. A iniciativa, promovida pela Severi em coprodução com o Município de Sever do Vouga, estreou-se em maio, no âmbito do aniversário do museu, e conta ainda com mais três sessões em junho. A visita encenada de 21 de junho, às 21h30, já se encontra esgotada, mas ainda há oportunidade de assistir nas sessões agendadas para os dias 28 de junho, às 17h00, e 29 de junho, às 15h00.
Estas visitas encenadas, gratuitas e abertas a todos os públicos, oferecem uma nova forma de conhecer a história local, misturando comédia, criatividade e vivências comunitárias. A narrativa arranca com o desaparecimento inesperado do diretor do museu, forçando a estagiária Eva a liderar a visita com a ajuda da zelosa empregada de limpezas, Olívia. Juntas, conduzem o público numa viagem inesperada e divertida, onde as figuras do museu ganham vida – de um australopiteco às leiteiras, dos mineiros às memórias da pré-história ao presente – contando a história do concelho através de um olhar irreverente e participativo.
O objetivo do projeto, segundo Leandro Machado, Diretor do Museu Municipal, é aproximar os severenses da sua própria história e, ao mesmo tempo, convidar turistas a descobrir o concelho. Para Machado, iniciativas como esta reforçam a importância de “ter um museu vivo, com pessoas dentro e em que os projetos locais são relevantes para criar propostas artísticas únicas e diferenciadoras”.
Protagonizada por onze severenses, a peça resulta de um processo colaborativo que mistura dados científicos fornecidos pelo museu com testemunhos de habitantes locais que partilharam as suas memórias de tempos passados, nomeadamente das minas e da recolha de leite. Patrícia Fernandes, autora da peça, sublinha o papel das artes como motor de transformação e ligação comunitária: “pela via das artes, de forma criativa e disruptiva, a Severi consegue, neste projeto, estimular o sentimento de pertença pela nossa terra”, acrescentando que a criação de momentos artísticos de proximidade é fundamental para derrubar barreiras que ainda persistem na fruição cultural do concelho.
A participação nas visitas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, limitada ao número de vagas disponíveis. Os interessados podem formalizar a inscrição através do seguinte link: Formulário de Inscrição
O projeto “Há Gente no Museu” conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito do PAPERA 2025, e afirma-se como uma proposta cultural de proximidade que valoriza a memória, a identidade e a participação ativa da comunidade severense.