A 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro tem a sessão de abertura marcada para este sábado, pelas 15h30, no Teatro Aveirense, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves. Exposições, instalações, workshops, ateliers e visitas guiadas, preenchem o programa que vai estender-se até 18 de janeiro. A bienal é apresentada como “uma mostra de excelência com artistas de todo o mundo, exposições, workshops e muita programação cultural”
O momento mais importante da sessão de inauguração da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, será a entrega dos prémios do concurso internacional. O concurso internacional volta a ser uma mostra das tendências da cerâmica artística contemporânea.
Resultado da seleção do júri, a partir de um universo de 782 obras e de 488 candidaturas, são apresentadas 110 obras de 96 artistas que refletem diferentes geografias e conceitos, tal como exprimem abordagens inovadoras das técnicas e dos materiais cerâmicos.
O júri foi presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, e composto por Nele van Wieringen, do Keramikmuseum Westerwald, membro da Rota Europeia da Cerâmica; Patrice Jarque, em representação do Agrupamento Territorial Europeu de Cidades e Vilas de Cerâmica e das Cidades e Vilas de Cerâmica de França; Alda Tomás, da Manufatura Vista Alegre; e Rui Silva, em representação da Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.
Uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade. A iniciativa constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural.