AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Artur Silva é o novo Académico Correspondente Estrangeiro na Real Academia de Ciências

Sociedade

Na sequência da nomeação como membro da Real Academia das Ciências espanhola, o Vice-reitor da Universidade de Aveiro (UA) para a investigação, Artur Silva, foi a Espanha apresentar uma palestra a todos os membros da Academia, um evento que foi também transmitido para todo o país. Artur Silva é o novo Académico Correspondente Estrangeiro.

 

No início do mês de fevereiro, Artur Silva apresentou, em Espanha, uma palestra intitulada “A Flavor of Synthetic Organic Chemistry towards Biologically Active Heterocyclic Compounds”, onde falou sobre novos métodos sintéticos com potencial para serem utilizados contra a doença de Alzheimer e que estão a ser desenvolvidos pelo seu grupo de investigação. Esta apresentação pública acontece depois de ter sido nomeado, no ano passado, Académico Correspondente Estrangeiro da Real Academia Espanhola de Ciências Exatas, Físicas e Naturais espanhola. Esta apresentação foi assistida presencialmente pelos membros da Academia e transmitida em Espanha através do YouTube.

 

Sobre a distinção, Artur Silva considera que este é o “reconhecimento” da investigação que tem feito na área das ciências químicas e dos seus contributos “em termos de organização, divulgação e colaboração entre os Químicos e as Sociedades Científicas Químicas Internacionais, com especial ênfase para as Sociedades Científicas Europeias”. O Vice-reitor refere que é ”uma distinção que muito me honra, mas não seria possível sem a ajuda e contributo dos meus colegas de grupo e de todos os estudantes de mestrado e doutoramento, assim como de investigadores que têm trabalhado comigo ao longo da minha carreira.” O Académico acrescenta ainda que todas as distinções que tem recebido nos últimos anos “são devidas à Universidade de Aveiro, que as tornou possível e tem suportado a minha carreira desde que a iniciei nesta minha casa em novembro de 1987, depois de aqui também ter terminado a minha licenciatura em Física e Química via Ensino.”

Campus Jazz Publicidade

Artur Silva é atualmente professor catedrático do Departamento de Química, Vice-reitor para as matérias atinentes à investigação, inovação e formação de terceiro ciclo e acreditação dos ciclos de estudos. É ainda presidente do Centro Académico Clínico Egas Moniz Alliance for Health. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Química 2016-2023.

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.