Talvez seja uma surpresa para muitos, mas os clientes da Nutribalance existem mesmo. Juro. Estive a dois metros de um. Vou a Ílhavo com um duplo propósito: tomar um café com um amigo e recolher um livro na Xylocopa. No café, enquanto espero, dois homens na mesa ao lado da minha falam de dietas. Um assume-se como fiel devoto da Nutribalance. “Preciso pelo menos de um impulso inicial”, confidencia.
Dali sigo para o alfarrabista, onde compro “Cabelos Brancos - O que eu aprendi sobre beleza, sexualidade, trabalho, família, autenticidade e tudo o que realmente importa”. Consulto o índice e detenho-me nos nomes de alguns capítulos: “Será o grisalho o novo preto?”, “Como uma adepta do cabelo pintado decide ser natural”, “O grisalho pode ser sexy?” O livro de Anne Kreamer é descrito como uma “inspiradora crónica da meia-idade” e eu, que me sinto parte do público-alvo, fico curioso.
De carro a caminho de Ílhavo, um fugaz engarrafamento faz-me ficar parado por uns segundos na EN109, já junto ao centro da cidade. Ao olhar pela janela deparo-me com o Cinema Texas à minha esquerda. Este edifício inaugurado em 1927 foi a principal sala de espetáculos do concelho durante várias décadas. Encerrou em meados dos anos 1980 e está abandonado desde então.
O Cinema Texas é um exemplo entre muitos. Nas minhas deambulações pela região é comum cruzar-me com velhos edifícios abandonados e em ruína. Casas, escolas, teatros, fábricas, cooperativas. Muitos deles são exemplares icónicos. É tão penoso quanto fascinante observar a sua decadência.
A verdade é que a região da ria, dos moliceiros, do Farol da Barra, das casas da Costa Nova, da Ponte do Poço de Santiago ou das construções de Siza Vieira na Universidade de Aveiro é também a região dos estaleiros navais de São Jacinto, do Teatro Avenida do Luso, da EB 2/3 de Anadia, da fábrica de papel de Valmaior, do convento de Vale da Mó, do Cinema Texas. Foram outrora, estes e outros, edifícios emblemáticos hoje quase reduzidos a pó ou para lá caminhando, perante um desinteresse que parece generalizado.