Foi apresentado esta quarta-feira, 16 de julho, o projeto de requalificação e ampliação do Foz Plaza, na Figueira da Foz, gerido pela empresa aveirense Vougainvest – detentora do Glicínias Plaza. Com um investimento de 30 milhões de euros, a intervenção representa “um passo decisivo no reforço da atratividade e competitividade” do centro comercial.
As obras, que deverão arrancar no último trimestre de 2026 e ficar concluídas no primeiro semestre de 2028, visam responder à crescente procura de marcas nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que reforçam o posicionamento do Foz Plaza como um polo de comércio, lazer e convívio de referência.
A apresentação do projeto reuniu representantes da autarquia, promotores e parceiros, destacando-se a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes.
Atualmente com uma área bruta locável (ABL) de 14.870 m² e cerca de 50 lojas, o Foz Plaza prepara-se para um crescimento expressivo. O novo projeto prevê mais 33 lojas e mais 10mil m² de ABL, uma nova zona de restauração com esplanada panorâmica e a criação de centenas de novos postos de trabalho.
De acordo com Jorge Buco, diretor geral do grupo Vougainvest, “O projeto visa o natural aumento de oferta comercial, a criação de centenas de empregos e a continuidade da existência de um local de lazer, com condições melhoradas. A renovação e expansão do Foz Plaza reforça a posição da Figueira da Foz como um centro de destino, não só turístico, mas também quotidiano.”
O projeto arquitetónico está a cargo do reputado atelier Broadway Malyan, sendo a gestão da operação e coordenação da intervenção assegurada pela LBM – Le Brion Management, entidade que gere também outros ativos do grupo Vougainvest.
Durante o período de obras, o Foz Plaza continuará a funcionar normalmente, com a garantia de que todas as medidas serão tomadas para minimizar os impactos para lojistas e visitantes.