A Câmara Municipal de Aveiro já deu nota pública daqueles que serão os motivos e os locais da iluminação de Natal deste ano - na certeza de que será já Luís Souto, presidente eleito no último domingo, a proceder à sua inauguração . A decoração festiva, segundo fez saber o gabinete do presidente da câmara, evocará “elementos simbólicos da cidade e da região”, nomeadamente os ovos moles, os moliceiros, a ria e os pescadores, o sal, os marnotos e as salineiras, e a natureza. Em 2025, o investimento municipal na iluminação natalícia é de 150 mil euros.
“Com o azul como cor predominante, a Iluminação de Natal de 2025 pretende valorizar o espaço público e a identidade local, num ambiente onde a tradição e a expressão contemporânea se cruzam, dando origem a uma verdadeira sinfonia de luz e arte”, é anunciado.
A grande árvore de Natal também voltará a ser instalada no Cais da Fonte Nova, bem como iluminações em vários pontos da cidade e das povoações que são sede de freguesia do concelho, assegura o gabinete da presidência.
“Nas ruas da cidade, os moliceiros são reinterpretados com motivos Arte Nova, integrando elementos da ria — algas, peixes e crustáceos — combinados com mensagens de Boas Festas inspiradas nas formas ornamentais do Museu de Aveiro/ Arte Nova. Ao longo do Canal Central, os motivos seguem a estética Arte Nova, destacando os movimentos curvilíneos, as referências à natureza, à fauna e flora, à harmonia e à beleza. O Rossio voltará a receber uma estrela gigante, enquanto a Avenida Dr. Lourenço Peixinho terá um teto de luzes com 800 metros, representando o céu estrelado de Aveiro”, é referido em nota de imprensa.
Segundo é ainda desvendado, na Praça Marquês de Pombal será instalado um Presente de Natal, enquanto a Rua Direita e a Rua Belém do Pará recebem decorações inspiradas na calçada de Jorge Pinheiro, cujos círculos ganham vida sob o espírito natalício.
Os presépios do Museu de Aveiro/Santa Joana e da Praça da República seguirão igualmente a linha temática de um Natal Arte Nova.