No próximo fim de semana, 14 e 15 de novembro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro assinala o Dia Nacional do Mar com um programa de atividades temáticas destinadas a famílias. Fazer experiências com algas e sal para comprovar que tantas vezes o mar nos faz companhia à mesa, e descobrir a Vida existente numa pequena gota de água do oceano são as propostas. As atividades decorrem às 10h00 e repetem às 11h30, e são gratuitas.
Considerando que 97% de Portugal é mar e que o nosso país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível que o mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", acontece anualmente a 16 de novembro, e procura evidenciar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, bem como alertar para o flagelo da poluição marinha.
Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, as famílias são convidadas a vestir o avental na “Cozinha é um laboratório” para fazer experiências divertidas e saborosas com algas e com sal, e ainda a surpreenderem-se no Laboratório com a Vida numa gota de água do oceano.
A participação nas atividades é gratuita e requer inscrição prévia através do telefone 234427053. Mais informações estão disponíveis em www.ua.pt/pt/fabrica/dia-do-mar.
A atividades do Dia do Mar estão inseridas no Projeto “Mar Azul: Comunicar para envolver e educar”, que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras, sensibilizando para o dever da conservação do Património Natural.