O restaurante aveirense Clandestino conseguiu obter a certificação da Associazione Verace Pizza Napolitana (AVPN) que é considerada “a estrela Michelin das pizzas”.
A AVPN nasceu em 1984, sob o patrocínio da Câmara de Comércio, Indústria e Artesanato de Nápoles. Os antigos pizzaiolos napolitanos, com o pai Vincenzo Pace e o filho António Pace à cabeça, perante a difusão das grandes cadeias de fast-food, bem como a enorme difusão e utilização, por vezes abusiva, da denominação "verdadeira pizza napolitana", decidiram constituir uma associação, dotada de regulamento disciplinar e de execução, para a defesa e valorização da pizza, produzida e processada de acordo com as antigas tradições e costumes napolitanos.
Em Portugal há um leque muito restrito de restaurantes que conseguiram obter esta certificação, sendo que, fora do Porto e de Lisboa, apenas o Clandestino conseguiu atingir esta designação.
Para Johnny Murillo, pizzaiolo chefe do Clandestino, “esta distinção demonstra o esforço de toda a equipa em atingir a excelência na forma como confecionamos e apresentamos os pratos” e louva “a aposta da gerência em criar as condições de qualidade para termos verdadeiras pizzas napolitanas”.
O Grupo Salpoente escolheu para o Clandestino by Salpoente uma localização estratégica – junto à Universidade de Aveiro, Hospital e vários serviços públicos, ao Bairro do Alboi e junto ao Jardim da baixa de Santo António. Está situado na Rua Luis Bráz Abreu, 3 e abre das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30 estando também disponível em modo take away e delivery.