AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Biblioteca de Ílhavo propõe atividade inclusiva aberta à comunidade

Sociedade

A atividade conta com a participação de uma professora de língua gestual portuguesa. 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo vai promover, no dia 17 de janeiro, às 14 horas, mais uma edição da atividade “Vamos à BMI”, mas desta vez, com um caráter inclusivo, dirigida a crianças ouvintes e surdas, e aberta à participação da comunidade, para além dos já habituais jardins de infância e escolas básicas.

Para esse efeito, a atividade conta com uma professora de língua gestual portuguesa, ao lado da mediadora de leitura da biblioteca – fruto de uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Ílhavo (agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos).

Escutar histórias, imaginar mundos e contextos tão diferentes e próximos dos seus, permite às crianças compreender e assimilar melhor um espaço tão comum e inevitável como a diferença, a necessidade de um abraço e de um amigo, que lembra e convida à empatia e a desfrutar de tudo o que a caracteriza, levando o imaginário infantil a morar e a crescer com valores básicos de respeito, numa liberdade criativa e pedagógica. 

Festa Publicidade

A atividade “Vamos à BMI” inclui uma visita guiada à biblioteca, que passa pelos diferentes espaços, de acesso livre e de acesso restrito, dando a conhecer o funcionamento e os serviços disponibilizados pela BMI.

Segue-se a “Hora do Conto”, momento dinamizado em espaço próprio e decorado a preceito, que permite que cada criança imagine e se envolva na viagem-descoberta, com “Estórias no Deserto”.

Por fim, realiza-se o ateliê de expressões, que explora a criatividade das crianças, aliando o saber adquirido a uma maneira divertida, construtiva e singular de desenvolver outras aptidões com o desafio apresentado.

A atividade “Vamos à BMI” visa suscitar na criança o fascínio pelo espaço da biblioteca, o interesse pelo livro e o gosto pela leitura em voz alta, estimulando, ainda, a capacidade de procurar os livros espontaneamente e com satisfação.

A participação nesta atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia, que pode ser realizada através dos contactos: biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt ou 234 321 103.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.