O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua convoca mulheres de Santa Maria da Feira, entre os 16 e os 105 anos, para uma criação artística coletiva de teatro-dança, que carrega o símbolo da irmandade, solidariedade, empoderamento e sensibilidade no feminino.
A franco-americana Léa Dant, diretora artística do projeto “De femme à FEMMES”, vai trabalhar com o grupo local desde o início da criação até à estreia, integrada na programação do festival Imaginarius, que acontece entre 23 e 26 de maio.
O que começou por ser um workshop de pequena escala em França, rapidamente se transformou num projeto de continuidade, que já percorreu vários países e envolveu vários grupos de mulheres em diferentes espaços urbanos, numa encruzilhada entre o poético e o político.
Em cada lugar por onde passa, Léa Dant, escritora, atriz e diretora de teatro, trabalha com grupos locais de mulheres de várias idades, com resultados sempre diferentes, baseados nas histórias, sentimentos e intuições de cada coletivo.
“De femme à FEMMES” celebra a libertação e a liberdade na sua dimensão mais íntima e dá às mulheres a oportunidade de se revelarem e inspirarem o público.
Do processo criativo faz parte uma série de conversas e workshops para criação de um grupo sólido, gerador de envolvimento e emoção, através de uma partilha íntima, que reflita algo maior e universal nas mulheres.
Esta performance destina-se a participantes entre os 16 e os 105 anos, abertas a partilhar os seus sentimentos, desafios, alegrias e experiências com outras mulheres, explorando as valências do movimento e do teatro.