O Museu Municipal de Sever do Vouga e a Desafios - Desporto e Aventura propõem uma atividade diferente à descoberta dos túneis das Minas do Braçal e da Malhada, no âmbito da Semana dos Parceiros do Roteiro de Minas e da iniciativa À Descoberta do Turismo Industrial. “Pelas Entranhas da Terra” é a proposta para os próximos dias 16, 24 e 30 de março.
Nascido na serra do Arestal, o rio passa de Bom a Mau nas proximidades daquele que é o seu ponto mais conhecido - a Cascata da Cabreia. No entanto, o seu troço mais misterioso e surpreendente surge a jusante, na zona do antigo complexo das minas do Braçal - a mais antiga concessão mineira de Portugal.
Por aqui, a mineração operou mutações significativas na paisagem, quer através dos trabalhos mineiros quer pela edificação das infraestruturas necessárias a essa indústria. A imposição de desviar a água dos locais de mineração exigiu a construção de condutas, túneis e canais, alguns deles servindo para mover as pesadas rodas hidráulicas que geravam energia para mover toda a maquinaria do complexo mineiro.
A possibilidade de percorrer alguns desses túneis é transformada numa aventura repleta de mistério e descoberta inesquecível, destaca a empresa Desafios. O convite passa por “viver as emoções de um caçador de memórias, de experiências e de sensações vividas pelos antigos mineiros”, com o devido acompanhamento.