AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Bastardo: Nesta coffee shop é possível ver como se faz a torrefação dos grãos

Negócios

 

 

O aroma que se sente na rua não engana. No número 2 da Rua de Marques Gomes, bem no centro de Aveiro – junto à Igreja da Vera Cruz -, há sempre café acabado de fazer. Melhor ainda: café acabado de torrar. Inaugurada no último verão, a Bastardo Coffee Shop orgulha-se de ser uma das poucas, a nível nacional, que faz a torrefação (processo que permite transformar o café cru em grãos secos) do seu próprio café. E ali à vista da clientela, uma vez que a máquina está enquadrada na decoração do espaço.

Luís Santiago é o homem por detrás da Bastardo. Fã incondicional de café, Luís deixou-se levar pela “tendência dos mercados urbanos de voltar ao tradicional” e decidiu começar a torrar café. “Até final da década de 70, tivemos uma tradição grande de torrefação. Em 1975, estavam 550 torrefações registadas no país. Só em Aveiro existiam duas”, conta, em conversa com a Aveiro Mag.

Foi em 2010 que Luís Santiago iniciou a sua ligação ao café. Primeiramente, na zona de Coimbra, com “uma pequena torrefação”. Em 2023, estabeleceu-se na cidade da ria, onde já tinha grande parte dos seus clientes. “E também porque gosto do ar, é uma terra progressista”, avalia.

Festa Publicidade

Os planos iniciais passavam por abrir apenas uma unidade de torrefação com venda ao público, mas Luís Santiago acabou por alargar o conceito da Bastardo a uma coffee shop, servindo os cafés da casa às mesas e ao balcão. Para acompanhar, há bolo, cookies e quiche. E quem quiser também pode comprar café para levar para casa.

A Bastardo Coffee Shop está aberta de segunda a sábado, das 9h00 às 17h00. Encerra ao domingo.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.