AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Expedição científica a bordo do Santa Maria Manuela passa pela região

Região

 

O veleiro Santa Maria Manuela vai acolher a expedição científica “One Health”, que arranca a 7 de junho com uma série de conferências sobre sustentabilidade ambiental na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa. Esta expedição científica pretende sensibilizar a população para a importância da biodiversidade marinha da costa portuguesa e para a saúde dos oceanos. Com partida de Lisboa no dia 8 de de junho e chegada ao porto de Leixões no dia 12 de de junho, esta expedição passa pelo município de Ílhavo, mais concretamente pela Gafanha da Nazaré, a 11 de junho.

A bordo do Santa Maria Manuela, embarcação que permite velejar ao vento e deixar o mínimo de pegada carbónica, estarão 21 tripulantes, entre os quais alguns cidadãos da região, meios de comunicação social, organizadores da iniciativa e cientistas.

A expedição contará com a contribuição de Luís Montenegro, médico veterinário e diretor clínico do Hospital Referência Veterinária Montenegro (HRVM), Paulo Martins da Costa, professor associado do ICBAS, membro do CIIMAR e diretor do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Produção Aquática e Paulo Vaz-Pires, biólogo aquático, docente no ICBAS, que trabalha na indústria do pescado, sobretudo processamento, conservação, qualidade, segurança, novos produtos e gestão de resíduos da indústria do pescado e bem-estar animal de peixes.

A bordo estará, também, Mafalda Correia, investigadora do CIIMAR na área da ecologia marinha, focando-se na monitorização e conservação de espécies de cetáceos (baleias e golfinhos), e Fátima Carvalho, investigadora do CIIMAR que estuda um grupo muito importante de microrganismos do ponto de vista biotecnológico, as Actinobactérias, visando descobrir novas moléculas com potencial aplicação nos setores farmacêutico e industrial.

Festa Publicidade

O objetivo desta expedição científica é o de recolher informação, amostras, análises e observações que permitam elaborar um artigo rigoroso a publicar numa revista de elevado impacto científico. Durante a sua passagem por Ílhavo, entre as 8h00 e as 18h00 de dia 11, o navio receberá algumas visitas escolares. 

Esta iniciativa insere-se na comemoração dos 25 anos do Hospital Referência Veterinária Montenegro (HRVM), que desta forma pretende contribuir para a promoção do conceito de “One Health”, cada vez mais importante nos dias de hoje nos quais que a preservação da natureza é um elo vital da saúde global.

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.