A Feira Nacional do Mirtilo, que completa este ano 16 edições, está de regresso ao Parque Urbano de Sever do Vouga entre os dias 28 e 30 de junho, trazendo consigo várias novidades, num evento que celebra o“rei dos antioxidantes”.
“O certame, que continua a fazer jus à marca ‘Sever do Vouga – Capital do Mirtilo’, mantém-se como espaço de excelência e tradição na fileira, grande parte devido ao mérito de um conjunto de pessoas e entidades que se empenharam para que esta iniciativa prossiga o seu percurso de crescimento”, afirma o presidente do Município de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo.
“Este é, sem dúvida, um evento que dinamiza a economia local e tem projetado a nossa terra, onde se pode encontrar mirtilo fresco local, uma excelente gastronomia, muita animação cultural e o calor humano único das pessoas desta região”, sublinha, salientando que “a autarquia, dentro das suas possibilidades, vai continuar a apoiar com o objetivo de consolidar uma iniciativa que há muito ganhou o seu espaço”.
O concurso “Mirtilo de Portugal”, inserido no programa oficial, é uma das principais novidades desta edição, numa iniciativa pioneira no país organizada pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, com o apoio do município de Sever do Vouga.
A Praça do Mirtilo será de novo uma das atrações, onde se encontra fruto fresco de qualidade e nas suas diversas variedades. O recinto volta a ter uma zona específica para espetáculos, separada dos expositores, entre eles empresas ligadas à fileira, produtores e comercializadores, viveiristas e stands que mostram o que se pode fazer com o mirtilo, como compotas, licores, chás, infusões, bolos, tartes, gelados, entre outros produtos.