“Soma das Partes”, do realizador Edgar Ferreira, produzido pela Galope Films e distribuído pela The Stone and the Plot chega esta semana a mais de 20 salas de cinema. Ovar e S. João da Madeira são algumas das cidades que vão receber este documentário que é um retrato dos 60 anos da Orquestra Gulbenkian.
Com recurso a imagens de arquivo inéditas e entrevistas de músicos, maestros e solistas internacionais, Soma das Partes é a história de uma orquestra que se apresentou publicamente pela primeira vez a 22 de outubro de 1962, no Teatro Nacional D. Maria II. Ao longo de 60 anos de atividade, em Portugal e no estrangeiro, contribuiu de forma determinante para o enriquecimento e projeção do panorama musical português, gravando mais de 70 discos e atuando ao lado de alguns dos maiores intérpretes no mundo da música, em mais de 35 países.
Um documentário que conta com a participação várias pessoas que deram o seu testemunho, mostrando ao público o que foram os últimos 60 anos da Orquestra Gulbenkian: Alejandro Oliva, Alfredo Flores, Andrew Swinnerton, António Gonçalves, Arlindo Santos, Evgeny Kissin, Hannu Lintu, Inês Thomas Almeida, Joana Carneiro, Lawrence Foster, Leonor Braga Santos, Levi Condinho, Lorenzo Viotti, Luís Tinoco, Manuel Teixeira, Maria João Pires, Maria José Falcão, Muhai Tang, Risto Nieminen, Rui Vieira Nery, Teresa Nunes da Ponte, Varoujan Bartikian e Vera Dias.
“Soma das Partes” está a passar, diariamente, nos cinemas do Vida Ovar (13h30) e do 8ª Avenida (15h30), em S. João da Madeira.