No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, nasce o “RIA - Ruas de Intervenção Artística”. Esta iniciativa procura promover o comércio local ao conectá-lo diretamente à cultura e à arte dos artistas da região de Aveiro. Durante a tarde do próximo sábado, moradores e visitantes poderão encontrar nas montras, vitrines e ruas das lojas do Bairro da Glória e Vera Cruz uma série de instalações artísticas - desde música, pintura, ilustração, fotografia e dança, a bordados e croché, será possível encontrar de tudo um pouco nas lojas que abriram as portas ao RIA.
No compasso acelerado da vida moderna, onde o mundo digital nos mantém cativos em bolhas virtuais, o RIA emerge como um grito à essência palpável e cultural que Aveiro tem para nos oferecer. As 10 lojas parceiras fazem parte do Bairro Vivo, uma união entre vários lojistas do Bairro da Glória e Vera Cruz que procura reforçar a sua presença no mercado da cidade num apoio mútuo entre lojas, a comunidade e a cultura. As lojas onde será possível encontrar arte são o Alma de Alecrim, PowPow, Aurinella Decor, Brenzo, Trigamilha Mãe, Maldita Brewpub, Bastardo Coffee Roasters, Queijaria Montestrela, Yeah! Aveiro e Casa da Bicicleta.
Durante esta tarde, a arte ecoará através de acordes de uma sinfonia de músicos aveirenses, exposições fotográficas que demonstrarão a beleza de vivências congeladas no tempo, pinceladas em telas que se traduzirão na liberdade de expressão do artista e do espectador e uma panóplia de outras performances artísticas.
O RIA realiza-se no âmbito do “I Love Aveiro”, um projeto criado em 2016 a partir da intervenção artística, pela Agora Aveiro realizada, na escadaria mais conhecida da cidade dos canais. O projeto procura valorizar o património humano e a herança cultural, eternizando histórias sobre locais, pessoas e acontecimentos da cidade. Este projeto, em contínuo crescimento, é constituído por várias edições, cada uma representando uma compilação distinta de narrativas.
O “Ruas de Intervenção Artística” é feito em parceria com o Bairro Vivo e conta com o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..