Como dita a tradição, a Mordomia de São Gonçalinho apresenta todos os anos, uma nova Litografia dedicada a São Gonçalinho. Para celebrar este momento alto das festividades em torno do "santo rapioqueiro", à semelhança do ano transato, a Mordomia de São Gonçalinho irá promover no próximo sábado, dia 27 de julho, uma Noite de Fados (a segunda), que antecede a apresentação da obra de 2024.
Perante a imagem do "nosso menino" - como é tratado carinhosamente o santo pelas gentes da Beira-Mar - na fachada da Capela, ouvir-se-á cantar o Fado pela voz dos fadistas Vera Maia e Pedro Rodrigues, acompanhados dos músicos Horácio Labrincha (viola) e João Mário Grave (guitarra portuguesa).
Posteriormente, chegará o momento alto da noite, o desvendar da obra que figura a Litografia de São Gonçalinho 2024. Todos os presentes poderão apreciar "in loco" a obra original, conhecer o(a) autor(a) da mesma - este ano selecionado(a) através de um concurso aberto à comunidade - e, se assim pretenderem, adquirir uma das 250 litografias (edição limitada e numerada). O valor da Litografia mantém-se em 40 euros, valor praticado em anos anteriores.
A terminar a noite, haverá ainda oportunidade para o tradicional leilão da obra original no Largo da Capela. A entrada no evento, que tem início às 21h30, é gratuita e os lugares sentados serão ocupados por ordem de chegada.