AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Projeto da Grestel entre os finalistas do Regiostars 2024

Empresas

 

O projeto português ECOGRES 4.0 é finalista do prémio europeu Regiostars 2024. De um universo de 262 candidatos, é um dos 25 finalistas nomeados para o prémio europeu e o único português na categoria “Uma Europa Verde”.

Desde a sua criação em 2008, o prémio Regiostars tornou-se o rótulo de excelência para projetos financiados pela União Europeia. A competição anual, organizada pela Comissão Europeia, tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas no desenvolvimento regional, encorajando outras regiões a adotá-las. Este ano, o júri do Regiostars avaliou um número recorde de candidaturas – 262 no total – e selecionou apenas 25 finalistas, em que apenas três são portugueses.

O ECOGRES 4.0 representa a materialização dos princípios da Economia Circular e da Indústria 4.0, num projeto empresarial vocacionado para a industrialização de produtos cerâmicos ecológicos, resultado de I&DT contínuo em simbioses industriais. Fruto desta missão rumo à sustentabilidade, o projeto ECOGRES 4.0 já recebeu diversos prémios, incluindo o Prémio Nacional de Sustentabilidade. O objetivo é que a fábrica, dedicada exclusivamente à produção de peças em ecogres®, se torne uma das mais sustentáveis a nível mundial.

O projeto ECOGRES 4.0 visa o desenvolvimento de pastas de grés mais sustentáveis, fundamentadas nos princípios da economia circular e incorporando resíduos de indústrias cerâmicas e não cerâmicas. O sucesso do projeto, e dos produtos desenvolvidos, levou à criação de uma spinoff, a ECOGRES – Cerâmica Ecológica, Lda., atualmente responsável pela fabricação de coleções em cerâmica reciclada.

A fábrica Ecogres, que implicou um investimento de 14 milhões de euros, implementou várias medidas para alcançar este objetivo sustentável. Entre essas medidas destaca-se a utilização de fontes de energia renovável, a reciclagem de resíduos industriais, a otimização dos processos de produção e a integração de tecnologias avançadas de monitorização e controlo ambiental.

Estau Publicidade

Miguel Casal, CEO e Administrador do Grupo COSTA NOVA Industria, salienta que o projeto ECOGRES “está na vanguarda da inovação ecológica, criando produtos e processos inovadores que não só contribuem para a sustentabilidade da nossa região, mas que também estabelecem um precedente de responsabilidade ambiental em toda a Europa”. O CEO acrescenta que o facto de o projeto ser finalista do prémio Regiostars serve como “um testemunho do nosso compromisso inabalável com a inovação, trabalho árduo e a busca de práticas sustentáveis dentro da nossa indústria.”

Carlos Pinto, Diretor Fabril do Grupo, refere que esta nomeação significa também “o reconhecimento, por parte dos peritos e técnicos da Comunidade Europeia, da mais-valia do projeto de inovação que deu origem à fábrica Ecogres – Cerâmica Ecológica - considerada pioneira e um exemplo na área da sustentabilidade”.

Agora, os vencedores do prémio Regiostars serão escolhidos na segunda fase de avaliação, que consiste em apresentações ao vivo e entrevistas ao júri. Além disso, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o Prémio do Público, com a votação a iniciar-se a 2 de setembro.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.