A embarcação “Marco Silva”, do arrais homónimo, venceu, este domingo, dia 4 de agosto, a Regata de Barcos Moliceiros, ponto alto da Festa do Emigrante 2024, organizada pelo Município da Murtosa, que teve lugar no plano de água do canal da Murtosa da Ria de Aveiro, na envolvente ao Cais do Bico, na Murtosa. Em segundo lugar classificou-se a embarcação José Miranda, seguida de “Um Sonho” (3º), “A.Rendeiro” (4º) e “O Conquistador” (5º).
Nas réplicas, a vitória sorriu ao moliceiro “Ti Linda”, do arrais Rui Oliveira. Em segundo lugar ficou o barco “Menino da Ria”, seguido de “O Mole” (3º), “Murtoseiro” (4º) e “Madalena Filipa” (5º).
A Regata de Barcos Moliceiros da Festa do Emigrante é a terceira do calendário anual de competições de embarcações tradicionais à vela, depois da Regata do Mercado Tradicional, em maio, organizada pelo Município da Murtosa, e da Grande Regata de Moliceiros do Ria de Aveiro Weekend, organizada pela Região de Aveiro. A derradeira regata do ano, também organizada pelo Município da Murtosa, acontecerá já em setembro, associada à Romaria de São Paio da Torreira.
Nas regatas participam barcos moliceiros que mantêm as características tradicionais, com a capacidade de navegar à vela. Este domingo, no Bico, alinharam 18 embarcações, 17 das quais do concelho da Murtosa e uma do concelho de Ílhavo.
Também no âmbito da Festa do Emigrante, teve lugar no sábado, dia 3 de julho, a Regata de Bateiras à Vela.
Numa prova disputada em condições de vento muito exigentes, a vitória sorriu a Dinis Miranda (Classe A), Marco Silva (Classe B) e Arménio Pereira (Classe C).