A mostra de teatro brasileiro Todos São Palco está de volta a Aveiro. O Teatro Aveirense irá receber três espetáculos – dois dos quais apresentados pela primeira vez em Portugal –, aos quais se soma uma ação de formação da companhia brasileira Teatro Oficina. A iniciativa, que irá decorrer no município entre 18 e 26 de outubro, está integrada na programação de Aveiro 2024.
A sequência de espetáculos começa no dia 18 de outubro, às 21h30, com a estreia nacional do solo Hamlet 16x8, encenado por Marco António Rodrigues e interpretado por Rogério Bandeira. A obra tem por base Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas, um livro de memórias e experiências de Augusto Boal, um dos mais influentes criadores brasileiros e que esteve exilado em Portugal durante a ditadura militar.
A 24 de outubro, às 21h30, chega à cena mais uma estreia nacional: o espetáculo Paranoia, em que o ator Marcelo Drummond interpreta os poemas do livro homónimo de Roberto Piva. É a obra mais conhecida deste poeta de São Paulo, na qual o autor se revela como um andarilho a percorrer o centro da metrópole, uma cidade mítica e libidinosa com um dinâmico e subterrâneo mundo homoerótico.
Por fim, no dia 26 de outubro, às 21h30, o público poderá assistir a Esperando Godot, uma adaptação do Teatro Oficina, pela mão de José Celso Martinez Corrêa – também conhecido por Zé Celso –, mais uma das maiores figuras do teatro brasileiro e também esteve exilado em Portugal no pós-25 de Abril. O dramaturgo, que morreu no ano passado aos 86 anos, transformou o clássico de Samuel Beckett numa obra urgente e atualíssima, com a incorporação de temas e personagens que contracenam com a vida no Brasil de hoje.