Paulo Neves, um dos grandes nomes da escultura contemporânea nacional e internacional, associou-se à Quinta das Marias para apresentar verdadeiras peças de coleção vertidas para 1.200 rótulos personalizados em garrafas de uma edição limitada de Touriga-Nacional Reserva 2020 do produtor do Dão.
O escultor de Oliveira de Azeméis desenvolveu um conceito inovador no panorama dos vinhos portugueses e assumiu o exigente desafio de, ao longo dos últimos meses, passar os serões à lareira, a pintar e a assinar mais de um milhar de rótulos, todos diferentes entre si e destacáveis das garrafas, constituindo cada um deles um original de valor incalculável.
As gravuras representam uma folha de Touriga-Nacional e são apresentadas sobre papel de algodão Wild de 285 gramas, com alto relevo a seco. A intervenção a aguarela promove a originalidade das peças, acentuada pelas variações de toda a paleta de cores.
Com um PVP (Preço de Venda ao Público) de 80 euros, a edição limitada faz-se acompanhar por uma caixa individual em cartão microcanelado preto, servindo um duplo propósito: a tradicional partilha do vinho com amigos ou familiares e a preservação para a posterioridade de uma obra de Paulo Neves, assumindo-se como um manifesto pela democratização da arte, acessível à generalidade do público.
“Tive esta ideia por achar que é um desperdício o facto de os rótulos, geralmente resultado de um trabalho cuidado, terem o seu fim no lixo. Assim, cada garrafa tem um rótulo colado nas pontas e destacável por dois picotados laterais, para ser guardado como uma obra de arte. Podem guardar, emoldurar, fazer um quadro com rótulos, o que quiserem, porque eles são todos diferentes entre si e assinados manualmente. Nunca fiz algo assim, deu mais trabalho do que eu estava à espera, mas estou feliz com o resultado”, explica Paulo Neves.
O projeto foi apresentado a Peter Eckert, amigo e proprietário da Quinta das Marias, localizada em Oliveira do Conde (Carregal do Sal). O suíço, que produz vinhos no coração do Dão desde os anos 90, abraçou de imediato a iniciativa e escolheu o distinto Touriga-Nacional Reserva 2020, oriundo da principal casta do produtor, para acompanhar os rótulos.
“Curiosamente, este vinho é o resultado da primeira vinha que plantámos quando eu e a minha mulher Elisabeth adquirimos a propriedade, que na altura limitava-se a quatro hectares de terreno abandonado e uma casa quase em ruínas, em 1991. Mais de três décadas depois, com a Quinta das Marias consolidada como um produtor de referência no Dão, faz todo o sentido ser este vinho a acompanhar os rótulos artísticos do Paulo Neves, numa edição limitada que é verdadeiramente única em Portugal”, frisa Peter Eckert.