José Carlos Mota, docente da Universidade de Aveiro, acaba de lançar um livro sobre a participação cívica em Portugal. A obra tem a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos e analisa a evolução da participação cívica em Portugal, no contexto do 50º aniversário do 25 de Abril. “Esclarece conceitos e metodologias, ilustra práticas e iniciativas promovidas por cidadãos e pela administração local, e identifica desafios e possibilidades para uma ação coletiva mais democrática, inclusiva e pluralista. A bem de todos e de cada um”, é referido na sinopse do livro.
“A Participação Cívica em Portugal” já está à venda no website da fundação, pelo valor de 4,5 euros, e chegará em breve às livrarias.
O autor, recorde-se, é professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e coordena o Laboratório de Planeamento de Políticas Públicas, um grupo de investigação com estudantes de mestrado e doutoramento. Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial.
O seu nome surge, também, associado a vários movimentos e iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania, parte delas na região de Aveiro. Foi o caso do Lab Cívico de Santiago, do Cidadania Lab e do Laboratório de Cidadania pela Proximidade Urbana – Ílhavo.