A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Ciências Médicas, e o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) lançam, a partir desta sexta-feira, 5 de setembro, a campanha de sensibilização para a doação do corpo à ciência.
Para o estudo e avanço da ciência médica, a observação e intervenção de corpos/cadáveres é de extrema importância. Nesse sentido, existe legislação nacional que enquadra o processo da dádiva que, naturalmente, tem de ser feito em vida. Trata-se de um processo simples, mas fundamental para a qualidade do ensino e da investigação.
Por ser um tema sensível, urge informar a população sobre a sua importância e, sobretudo, sobre a facilidade e dignidade de todo o processo. É, pois, com este objetivo que nasce a campanha “Doar para ensinar a salvar”, que contará, para a sua ampla divulgação, com a colaboração das Unidades Locais de Saúde que integram o EMHA.
A campanha vai, nesta primeira fase, ser veiculada nas redes sociais das instituições supracitadas, sendo que, numa segunda fase, na segunda quinzena ainda durante o corrente mês, vai integrar reportagens na comunicação social regional e nacional.
A campanha “Doar para ensinar a salvar” tem por base a importância do legado para as gerações vindouras e o altruísmo inerente à doação de um corpo para o ensino a estudantes de medicina e outros profissionais de saúde.
A simplicidade do processo de doação, a que pode aceder através do link infra, é também o foco desta campanha: https://www.ua.pt/pt/dcm/programa-de-doacao-do-corpo-a-ciencia.