O Município de Ílhavo assinala, esta terça-feira, 9 de setembro, às 10h00, o arranque do ano letivo 2025/2026.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe o Encontro de Educação, uma iniciativa que reúne professores e educadores de infância dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. O encontro constitui um espaço de convívio, partilha e aprendizagem, reforçando o espírito de comunidade educativa.
A sessão tem por propósito a apresentação da Oferta do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) para o novo ano letivo, com destaque para os projetos e atividades dirigidos à comunidade escolar.
A abertura contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, que dará as boas-vindas aos profissionais da educação.
Aprovada revisão da Carta Educativa
Entretanto, o Executivo Municipal aprovou o documento de revisão da Carta Educativa de Ílhavo, instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo dos edifícios e equipamentos educativos do concelho.
Este documento define as respostas a dar às necessidades de educação e formação, assegurando uma melhor utilização dos recursos disponíveis, de acordo com a evolução demográfica e socioeconómica, conforme previsto no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro.
De acordo com o artigo 7.º do mesmo diploma, a Carta Educativa identifica, a nível municipal, os edifícios e equipamentos educativos e a sua localização, bem como as ofertas de educação pré-escolar, ensinos básico e secundário, modalidades especiais de educação e ainda educação extraescolar.
O documento abrange os estabelecimentos da rede pública, privada, cooperativa e solidária, refletindo a estratégia municipal para reduzir o abandono escolar precoce e promover o sucesso educativo. Prevê também a intervenção do Município de Ílhavo no desenvolvimento das atividades complementares de ação educativa e na promoção do desporto escolar.