O executivo municipal de Aveiro deliberou adjudicar a obra de requalificação do Museu de Aveiro Santa Joana, pelo valor de 5.268.674,71 euros, à empresa Tree Civil Lda. e um prazo de execução de 540 dias.
Depois de a Câmara de Aveiro, ter assumido a gestão do Museu de Aveiro/Santa Joana – através de transferência de competências em 2015 e de forma definitiva a partir de 2022 –, “e após os devidos estudos técnicos e elaboração de projeto, ficou patente a premência desta intervenção, já que o plano inicial de obras levado a cabo entre 2006 e 2008, por parte da Direção Regional de Cultura do Centro, só concluiu a primeira fase”, refere a autarquia, em comunicado
A empreitada vai ocorrer na qualificação da zona histórica, da Igreja e do Antigo Claustro, incidindo muito em especial na correção de múltiplas patologias já identificadas desde a última intervenção, há 16 anos, nomeadamente de entrada de água/humidade pelas coberturas e paredes, melhorando de forma muito relevante as condições de eficiência energética do edifício.
A intervenção assenta no princípio de intrusão mínima, mas necessária, por forma a que não seja posta em causa a integridade do património edificado e criando condições de base para posteriores intervenções, nomeadamente de restauro da talha dourada da Igreja de Jesus.
Obra do Museu de Arte Cerâmica Contemporânea também foi adjudicada
Na mesma reunião camarária, o executivo aprovou também a adjudicação da empreitada de remodelação do antigo edifício da Biblioteca Municipal de Aveiro, com vista à instalação do futuro Museu de Arte Cerâmica Contemporânea. Um novo investimento no valor de 4.724.032,73 euros, com um prazo de execução previsto de 540 dias, a cargo da empresa Piecesconcept – Materiais de Construção, Gestão Imobiliária e Construção, Lda..
“Este novo procedimento surge na sequência do concurso anterior, que não avançou por ausência de propostas válidas, o que levou à revisão do projeto e ao reforço do investimento agora aprovado”, explica a autarquia.