AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Reserva das Dunas de São Jacinto: a natureza em estado puro

Roteiro

A sua fama há muito que ultrapassou as fronteiras da região e do país, sendo considerada, inclusive, um dos melhores exemplos de preservação da biodiversidade costeira. Um autêntico santuário natural que acolhe uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um desses locais de visita obrigatória para quem adora respirar ar puro e deixar-se envolver na tranquilidade da natureza.

Uma área protegida que se estende ao longo de 960 hectares, entre o braço norte da ria de Aveiro e o mar. Criada em 1979, a reserva dá guarida a inúmeras espécies de animais e de vegetais.

Garças, mergulhões, patos-reais ou andorinha-do-mar-comum são apenas algumas das espécies de aves facilmente observáveis na reserva, onde também é possível encontrar alguns mamíferos, como a raposa e a geneta.

Ao nível da vegetação, a variedade de espécies também é grande, até porque esta área protegida, tal como o nome indica, é feita de uma zona de dunas (e na qual proliferam espécies espontâneas como o estorno, cardo-marítimo e narciso-das-areias) e outra de floresta (com pinheiro-bravo, choupo-negro, amieiro, samouco, entre outras).

Tudo isto e muito mais está ao nosso alcance através de uma caminhada ao longo dos percursos da reserva (seguido as normas, claro está, e respeitando o ambiente). Com esse grande vantagem: a reserva melhorou, no verão do ano passado, as condições de visitação. Tem um novo centro interpretativo, um novo centro de acolhimento e um observatório de aves.

Como chegar:

A partir de Aveiro – seguir em direção às praias, pela A25 até à Praia da Barra, fazer depois a travessia em ferryboat até São Jacinto;

A partir de Estarreja - utilizar a N109-5 e após passar a Ponte da Varela, voltar à direita para a Torreira pela N327;

A partir de Ovar - utilizando a N327 entre Furadouro e a Torreira, até São Jacinto.

Contactos:

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Estrada Nacional, 327

Telefone: 234331282

E-mail:rndsj@icnf.pt

Horários:

Entrada no trilho das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00. Para visitasguiadas é necessária marcação prévia (temporariamente suspensas por força da pandemia, juntamente com o acesso ao centro interpretativo).

Agueda Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.