A sua fama há muito que ultrapassou as fronteiras da região e do país, sendo considerada, inclusive, um dos melhores exemplos de preservação da biodiversidade costeira. Um autêntico santuário natural que acolhe uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um desses locais de visita obrigatória para quem adora respirar ar puro e deixar-se envolver na tranquilidade da natureza.
Uma área protegida que se estende ao longo de 960 hectares, entre o braço norte da ria de Aveiro e o mar. Criada em 1979, a reserva dá guarida a inúmeras espécies de animais e de vegetais.
Garças, mergulhões, patos-reais ou andorinha-do-mar-comum são apenas algumas das espécies de aves facilmente observáveis na reserva, onde também é possível encontrar alguns mamíferos, como a raposa e a geneta.
Ao nível da vegetação, a variedade de espécies também é grande, até porque esta área protegida, tal como o nome indica, é feita de uma zona de dunas (e na qual proliferam espécies espontâneas como o estorno, cardo-marítimo e narciso-das-areias) e outra de floresta (com pinheiro-bravo, choupo-negro, amieiro, samouco, entre outras).
Tudo isto e muito mais está ao nosso alcance através de uma caminhada ao longo dos percursos da reserva (seguido as normas, claro está, e respeitando o ambiente). Com esse grande vantagem: a reserva melhorou, no verão do ano passado, as condições de visitação. Tem um novo centro interpretativo, um novo centro de acolhimento e um observatório de aves.
Como chegar:
A partir de Aveiro – seguir em direção às praias, pela A25 até à Praia da Barra, fazer depois a travessia em ferryboat até São Jacinto;
A partir de Estarreja - utilizar a N109-5 e após passar a Ponte da Varela, voltar à direita para a Torreira pela N327;
A partir de Ovar - utilizando a N327 entre Furadouro e a Torreira, até São Jacinto.
Contactos:
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Estrada Nacional, 327
Telefone: 234331282
E-mail:rndsj@icnf.pt
Horários:
Entrada no trilho das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00. Para visitasguiadas é necessária marcação prévia (temporariamente suspensas por força da pandemia, juntamente com o acesso ao centro interpretativo).