Foi adjudicada, esta quinta-feira, a construção do novo ferryboat elétrico, que irá fazer a travessia entre o Forte da Barra e São Jacinto. A sua construção estará a cargo do agrupamento de empresas constituído pela NavalTagus – Reparação e Construção Naval, S.A. e NavalRocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A., num investimento da câmara de Aveiro de 5.509.880 euros e um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção.
O novo ferryboat, a operar na ligação a São Jacinto, vai contribuir com zero emissões de CO2 para a atmosfera, acabando com a emissão de 300 toneladas de CO2 pelo atual ferry, vai reduzir em cerca de 30 por cento o consumo energético (face à atual embarcação).
Vai ainda ter níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30 por cento) e mais capacidade de transporte de passageiros (90 por cento).
Este será o primeiro ferryboat elétrico a operar em Portugal e dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos onde esta tipologia de transporte já é realizada de forma comum.