O PS Aveiro iniciou um Plano de Ação e Proximidade junto dos Eleitos Locais que visa a articulação política com a Concelhia, liderada por Paula Urbano. Este Plano de Ação desenvolvido por um grupo de trabalho criado no contexto do secretariado, inclui membros da Câmara e da Assembleia Municipal, e pretende promover o acompanhamento político e autárquico nas Freguesias de forma articulada e contínua.
Neste âmbito já foram realizadas visitas às freguesias de Santa Joana e Cacia, com os objetivos de manter uma escuta ativa das preocupações e expectativas das populações; proximidade permanente aos eleitos e às comunidades locais; articulação política coerente entre freguesias, concelhia e órgãos municipais; e valorização do papel dos eleitos locais enquanto agentes centrais da ação política do PS no território.
A mais recente ação teve lugar em Cacia, em articulação com a Bancada do PS na Assembleia de Freguesia, liderada por João Matos Silva, e onde foram partilhadas preocupações relativas à Rua da Paz e Rua Dr. Tomás de Aquino; assim como às obras no Rio Novo do Príncipe.