AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Pedro Lamares e Vasco Gato juntos para celebrar os 40 anos do GrETUA

Artes

No penúltimo dia do festival GrETUA 40, a 12 de abril, Pedro Lamares e Vasco Gato apresentam “Um Leopardo Há Sempre” no Avenida Café-Concerto, uma sessão de poesia que se propõe a ser uma troca de assombros nascidos de poemas entre dois amigos.

Dizê-los, oferecê-los, lembrá-los, como quem se confessa vivo, como quem confessa uma amizade sob o signo dos versos é o desígnio para esta noite de sexta-feira, marcada pelo encontro do ator e “diseur” com o poeta e tradutor.

Pedro Lamares é atualmente apresentador do programa da RTP 2 “Literatura Aqui”, protagonizou o “Filme do Desassossego”, de João Botelho – interpretando Bernardo Soares/Fernando Pessoa - e é há vários anos uma das mais reconhecidas vozes a dizer poesia em Portugal.

Vasco Gato é, por sua vez, um dos mais relevantes poetas contemporâneos da literatura portuguesa, tendo editados doze livros de poesia - em 2018 reunidos num volume da Imprensa Nacional Casa da Moeda “Contra Mim Falo” - e assinado uma peça de teatro intitulada “Daqui Ninguém Entra”.

Na noite do próximo dia 12 de abril, os dois amigos juntam-se para dizer poemas por si selecionados. “Um Leopardo Há Sempre” faz parte da programação do festival GrETUA 40, que celebra o 40.º aniversário do GrETUA oferecendo à cidade várias propostas artísticas em diversas áreas, das quais não se poderia ausentar a Literatura e, especificamente, a poesia, cuja relação com o Teatro é, por razões óbvias, incontornável.

O GrETUA apresenta assim duas das vozes mais importantes de uma nova geração da poesia portuguesa – Lamares na interpretação e divulgação, Gato na escrita – o que vai ao encontro de uma vontade de estar no centro da contemporaneidade e das vanguardas da criação artística.

Os bilhetes custam 3 euros para estudantes e 6 euros para não estudantes e podem ser reservados em bit.ly/leopardo-gretua40.

*Créditos da foto de capa: Vitorino Coragem
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.