A proposta passa por caminhar ao longo dos percursos pedestres da Pateira de Espinhel com o objetivo de recolher lixo. A iniciativa, designada de Caminhada Contra a Poluição, e organizada pelo Grupo de Vegetarianos de Águeda, está agendada para o próximo dia 6 de setembro (domingo), às 16 horas.
A participação é aberta a toda a comunidade (ponto de encontro: parque infantil, existente naquela margem da Pateira). Cada participante é responsável pelo material para a recolha dos resíduos.
“Esta ação de ativismo comunitário pretende alertar para a frequência alarmante de episódios de poluição que tem fustigado a Pateira, mas também para o aumento de resíduos deixados nos parques e percursos do concelho de Águeda, como é o caso das máscaras”, enquadra a organização.
A caminhada quer, assim, “desempenhar um papel vincado na consciencialização das pessoas e, de forma proativa, cuidar do património natural que diz respeito a todos”. “O encontro servirá, como de costume, para a promoção de estilos de vida ambientalmente sustentáveis, bem como a divulgação de práticas ecológicas e formas de alimentação que respeitem a exploração animal, que em muito contribuem para uma vida mais longa e saudável”.
A organização pede respeito pelas normas de contenção do surto de COVID-19, nomeadamente o distanciamento físico e o uso recomendado de máscara.
A Caminhada Contra a Poluição realiza-se praticamente um ano depois da primeira atividade do Grupo de Vegetarianos de Águeda e integra-se num conjunto de três atividades, que incluem dois workshops: um de culinária vegetariana e outro de cosmética de baixo impacto ambiental. A data destas iniciativas serão anunciadas brevemente.