A câmara de Aveiro inaugura esta sexta-feira, pelas 18h00, na Galeria do Edifício da Antiga Capitania, a exposição “Avenida. Uma História com Futuro”. Esta exposição pretende ser um contributo para aprofundar o conhecimento da história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e da obra de requalificação urbana que se encontra já em execução.
Na mostra será possível percorrer toda a cronologia de evolução desta importante artéria, que se confunde também com o desenvolvimento urbano da cidade de Aveiro, sendo por isso uma peça fundamental na história do município.
“Tal como acontece com a qualificação em curso, a Avenida nasceu de uma aposta disruptiva, olhando para um futuro de que se queria ser parte, tendo alcançado esse objetivo com as dinâmicas e as opções que em cada tempo se foram tomando”, realça a autarquia, em comunicado.
“Esta exposição vai usar dois dos edifícios que marcam os extremos nascente e poente da Avenida, a antiga Capitania e a antiga Estação da CP, e é um convite a usarmos a história como instrumento de atratividade e marketing territorial da própria Avenida”, acrescenta.
Recorde-se que a obra de requalificação urbana em curso na avenida é um investimento de 4,2 milhoes de euros que está a ser executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., e com um prazo de execução de 16 meses.