A AGIL (Associação Gráfica Ilhavense) lançou, esta semana, o seu primeiro livro, "Lancia Y10 – uma novela rodoviária", da autoria de David Calão, com linogravuras de Júlio Calão, concepção gráfica de Mariana Costa e encadernado à mão pelos membros da associação.
O livro, uma ficção sobre um jovem que, após comprar um Lancia Y10, faz uma viagem pela nacional dando boleia a três desconhecidos, foi escrito ao longo de cerca de dois meses que coincidiram com o período de quarentena e percorre temas como o trabalho, a nostalgia, a chegada à vida adulta. Após o desconfinamento, entrou em produção nas instalações do Armazém do Faz Tudo, cedido à AGIL pela Junta de Freguesia de São Salvador, para a execução deste projecto.
Com uma edição de 100 exemplares seriados, encadernado manualmente e com três gravuras a linóleo estampadas à mão, cada objecto é único e irrepetível. Fruto de um trabalho a várias mãos, tanto na concepção e organização do texto como na produção física do objecto, é o primeiro trabalho editorial da AGIL, associação fundada há cerca de um ano e dedicada às artes gráficas, visuais e editoriais.
Lancia Y10 pode ser adquirido contactando a AGIL através da página de Facebook ou do 3830.agil@gmail.com.