O município de Oliveira do Bairro está a implementar percursos pedonais e cicláveis na zona ribeirinha integrada dos rios Levira e Cértima.De acordo a autarquia, o projeto prevê a construção de um percurso, numa extensão de mais de 5 quilómetros, que vai potenciar os recursos naturais existentes nas zonas ribeirinhas integradas do rio Levira, na freguesia de Oliveira do Bairro, e do rio Cértima, na freguesia de Oiã, e onde é possível observar extensas marinhas de arroz, flora variada e avifauna.
O percurso, com oito rotas, vai poder ser iniciado em diferentes pontos das freguesias de Oiã e Oliveira do Bairro, em locais de fácil acesso e ligações a vias públicas conhecidas, ligando as margens dos rios Levira e Cértima e os parques naturais do Prego, do Ribeirinho e dos Atómicos, que serão utilizados como espaços de chegada e permanência. Está ainda prevista a sua ligação à Rota das Cegonhas.
Os caminhos existentes já consolidados junto às margens dos rios estão a ser requalificados e os espaços que se encontram separados pelos cursos de água dos rios vão ser ligados através de passadiços em madeira, para tornar possível o percurso estabelecido e os acessos às áreas urbanas.
A empreitada inclui, entre muitos outros trabalhos, o reperfilamento do caminho em todo o percurso, que passará pela sua desmatação, regularização e compactação. Será também reconstruída uma ponte, atualmente danificada, na margem ribeirinha do rio Cértima, facilitando o acesso para quem se desloca da parte urbana das aldeias do Silveiro e da Giesta. Para ligar o caminho do Cértima e o Parque do Prego, será construído um passadiço e duas rampas, uma de ligação ao caminho e outra de ligação ao parque, através do terreno junto à margem do rio.
Todo o percurso contará com identificação e sinalização e será promovido pelo município como espaço de turismo de natureza, desporto, lazer, cultura educacional e interpretação ambiental.
Jorge Pato, vice-presidente da autarquia, faz questão de garantir que o município vai “implementar um programa de sensibilização e as medidas adequadas para controlar o fluxo de visitantes/utilizadores do percurso durante o período de nidificação de espécies de avifauna, com o objetivo de conservar e preservar estes habitats e o seu equilíbrio ambiental”.