O ritual repete-se a cada final de verão e início de outono, nas regiões vinhateiras. É tempo de colher as uvas, para depois dar início à produção vinho. E por mais que a tecnologia evolua, no que toca às vindimas, a tradição ainda é o que era. As gentes da Bairrada aí estão para o comprovar, prontas para dar início a mais uma jornada de trabalho, que também é motivo de festa.
À semelhança do que acontece noutros pontos do país, algumas quintas da Bairrada abrem as suas portas, proporcionando programas especiais de vindimas. A Rota da Bairrada tem três programas disponíveis, todos eles sujeitos a marcação prévia e ao cumprimento de várias normas de segurança por conta da pandemia.
Uma das propostas é lançada pelas Caves São Domingos, que possuem e controlam mais de 100 hectares de vinha na Bairrada. Este produtor propõe uma “Vindima VIP”, com almoço incluído (75 euros por pessoa). A experiência está agendada para o próximo dia 26 de setembro e requer marcação prévia até ao dia 18.
Também nas Caves São Domingos é possível cumprir um programa, igualmente sujeito a marcação prévia, que dá a oportunidade, aos visitantes, de contactarem com a viticultura e paisagem bairradina, de poderem observar o encepamento e participar em práticas diversas, como a poda e a vindima. A experiência prevê atividades nas vinhas da Quinta de S. Lourenço, Óis do Bairro e S. Mateus, com espumante de honra (acompanhamento de aperitivos) e visita às galerias e visualização do processo de estágio dos espumantes.
Vindimas na Aliança
Outra proposta a ter em consideração é a que é apresentada pela Aliança Vinhos de Portugal. Os participantes são recebidos Quinta da Rigodeira (vinha da Aliança Vinhos de Portugal), onde terão oportunidade de participar nas vindimas, com direito a uma pausa para lanche tradicional. A experiência compreenda ainda uma visita guiada à sede da Aliança, passando pelos tegões, local onde se processa a receção e transformação de uvas, finalizando com a visita ao Aliança Underground Museum.
A atividade tem a duração de três horas e um custo de 60 euros por pessoa. Para mais informações e inscrições, pode contactar a Rota da Bairrada.