O Rotary Club de Aveiro, em estreita parceria com o Rotaract Club de Aveiro, organiza este sábado mais uma edição da “Regata de Vela Solidária”, prova aberta a embarcações de vela adaptada, vela ligeira e vela de cruzeiro, que celebra este ano a sua 6.ª edição.
Este ano, a regata solidária, um evento âncora do Rotary Club de Aveiro, vai contribuir para a aquisição de uma embarcação de remo adaptada para o Clube dos Galitos, promovendo assim o acesso de pessoas de mobilidade condicionada a esta modalidade náutica.
Pelas 11h00 de sábado, as embarcações de vela adaptada e vela ligeira iniciem a preparação para a regata nas instalações da Academia de vela do Sporting Clube de Aveiro, estando prevista a largada da regata no Canal Principal pelas 14h30.
Na modalidade da Vela de Cruzeiro, será organizado um encontro de veleiros na meia-laranja pelas 14h30, rumando de seguida em formato de passeio até às instalações do AVELA.
A “Regata Solidária” tem como embaixador o velejador profissional Renato Conde, contando nesta 6.ª edição com a Paula Leitão como convidada, reputada meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo natural de Aveiro.
Tendo em consideração o atual contexto de pandemia em que vivemos, não haverá entrega de prémios nem a componente social como nas edições anteriores.
A par da regata solidária, será organizada uma atividade terrestre de recolha de lixo marinho nas margens da ria, integrado no “Dia Internacional da Limpeza Costeira” em parceria com a Fundação Oceano Azul.
O ponto de encontro para a limpeza costeira será na Marinha da Troncalhada (junto à Ponte das Eclusas) e consta de três percursos distintos ao longo da Ria de Aveiro. O percurso longo segue pelas 14h30, o médio pelas 14h45 e o curto pelas 15h, com cada percurso limitado a 10 participantes, sendo obrigatória a inscrição para participar. Esta atividade terminará pelas 16h30 no CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental), com a recolha do lixo a ser efetuada pela Veolia, parceira desta atividade.
De referir que as duas atividades, a regata e a limpeza costeira, seguem as regras estabelecidas pela DGS.