AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

GrETUA volta a abrir as portas com várias propostas culturais

Palcos

Após uma interrupção forçada, o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) reabre portas em outubro para um trimestre de formação e programação multidisciplinar com música, teatro, circo contemporâneo e dança. David Bruno, Bardino, um curso de Teatro Radiofónico ou “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”, dos Artistas Unidos são algumas das propostas.

Na altura do ano em que a cidade recebe novo influxo de estudantes, o GrETUA apresenta a sua oferta de formação teatral num formato diferente do habitual, adaptado ao contexto, um curso de Teatro Radiofónico coordenado pelo encenador Luís Araújo que culminará numa apresentação final, à semelhança do que acontece no habitual curso de formação teatral.

Paralelamente, o quarto trimestre do ano apresenta-se com um leque variado de propostas musicais, abrindo com David Bruno, que apresenta no dia 10 de outubro o seu mais recente trabalho “Raiashopping”. Ainda na música, os portuenses Bardino trazem o seu álbum de estreia ,“Centelha”, lançado em Agosto deste ano, à caixa negra do GrETUA. A programação musical é ainda composta por novos atores da música electrónica, como Farmwarth, ou do trap, como Kenny Berg, contando ainda com o turbilhão rítmico dos Palmiers.

O GrETUA volta ainda a acolher artistas em residência. Melífluo, um projeto que combina as linguagens da música, da poesia e da performance, estará durante três dias em ensaios em Aveiro e apresentará um espetáculo no dia 21 de novembro. Também entre a música e a poesia estará a noite em que a sala receberá José Valente e Marta Bernardes.

No teatro, os Artistas Unidos apresentam nos dias 6 e 7 de novembro “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”, um monólogo de António Simão a partir do romance do checo Bohumil Hrabal. Em dezembro, é a vez da Assédio Teatro, que apresentou em 2019 “Made in China” e “Sarna”, se apresentar ao público aveirense com novo trabalho. Em outubro, o palco do GrETUA recebe ainda a sátira do Jovem Conservador de Direita.

A programação conta também com propostas no âmbito do circo contemporâneo, como “A Fábrica da Mentira”, um espetáculo de Elvis Mendes, da dança, com o espectáculo “Rite of Decay”, de Joana Castro, e do cinema, com regresso às sessões Cine Qua Non com o ator Eduardo Breda como convidado.

As lotações são, por contingências relacionadas com a pandemia, mais reduzidas do que o habitual e todos os espetáculos serão assistidos em lugares sentados.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.