AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Gastronomia de Bordo servida à mesa dos restaurantes de Ílhavo

Gastronomia

Tome nota das datas: entre os dias 23 de outubro e 22 de novembro, a câmara de Ílhavo promove a terceira edição do Festival Gastronomia de Bordo, com experiências gastronómicas, relacionadas com o bacalhau e seus derivados, disponíveis nos restaurantes aderentes no município.

O evento está inserido na triologia de festivais com o mesmo nome e que ocorrem também em Peniche e na Murtosa, municípios que se uniram no projeto cultural em rede “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Este ano, o Gastronomia de Bordo de Ílhavo traz importantes novidades face às duas primeiras edições: o aumento do número de restaurantes aderentes (são 21, em 2020); o alargamento do período de realização do festival (um mês), apenas de sexta-feira a domingo (cinco fins de semana); experiências gastronómicas individuais ou para duas pessoas; e a apresentação do livro de receitas ‘Gastronomia de Bordo’, editado pela câmara municipal com curadoria gastronómica da chef Patrícia Borges, assinalando o Dia Nacional do Mar (16 de novembro).

Cada “Experiência Gastronómica de Bordo” é composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e/ou seus derivados, sendo esta uma combinação de entradas e/ou pratos principais elaborados por cada um dos 21 restaurantes participantes que, desta forma, honram cozinheiros, pescadores e tradições de pesca do Município de Ílhavo, através da confeção ou da reinterpretação dos sabores da culinária praticada, ao longo dos tempos, a bordo dos grandes navios da pesca do Bacalhau.

Além das propostas gastronómicas também será possível viajar pelo território para descobrir os locais emblemáticos das pescas e conhecer as tradições, crenças e até a inovação em torno dos pescadores, dos cozinheiros da pesca e das empresas de produção e de transformação alimentar e dos seus produtos. Esta programação complementar, “Sentidos do Mar”, será divulgada brevemente.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.