AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

José Matos apresenta livro sobre Guerra na Guiné no Cineteatro Alba

Literatura

O lançamento do livro “Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné” é o pretexto para uma conversa com José Matos, investigador independente em História Militar, que escreveu a obra em coautoria com Luís Barroso. A sessão “Conversa com…” tem lugar este sábado, pelas 16h00, no Cineteatro Alba.

Nos últimos anos da guerra colonial, o regime português estabeleceu uma aliança secreta com a África do Sul e a Rodésia com vista a combater os movimentos de guerrilha em Angola e Moçambique. Com recursos financeiros muito limitados, Portugal não hesitou em pedir ajuda à África do Sul, que em 1974 concedeu ao País um avultado empréstimo para financiar a guerra nas grandes colónias austrais e, sobretudo, para evitar o colapso militar na Guiné, onde uma derrota militar se afigurava cada vez como mais provável perante uma guerrilha fortemente armada.

São os meandros desta estratégia que se pretende traçar no livro de José Matos e Luís Barroso, tendo como finalidade descrever em que consistiam e em que contexto é que ocorreram.

José Matos tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na Guerra Colonial portuguesa, principalmente na Guiné. Escreve regularmente para revistas europeias de aviação militar e de temas navais. Colaborou nos livros A Força Aérea no Fim do Império (Âncora Editora, 2018) e A Guerra e as Guerras Coloniais na África Subsariana (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019). É co-autor de War of Intervention in Angola, Volume 3: Angolan and Cuban Air Forces, 1975-1989 (Africa@War, Helion, 2020).

A sessão Conversa com… encontra-se organizada em conformidade com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, sujeita aos lugares disponíveis e mediante marcação prévia para biblioteca@cm-albergaria.pt.

* Créditos da foto: Filomena Rocha
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.