AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ílhavo comemora centenário de Bernardo Santareno

Literatura

A propósito do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, celebrado a 19 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo e a Biblioteca Municipal de Ílhavo vão lançar, entre os dias 19 e 22, um conjunto de vídeos - nas respetivas páginas de Facebook -, que evocam a obra do dramaturgo e médico da frota bacalhoeira.

Durante quatro dias serão lançados dois vídeos por dia (um de manhã e outro à tarde), com leituras de excertos da obra de Bernardo Santareno, alguns dos quais encenados: “Nos Mares do Fim do Mundo”, encenado por alguns participantes em projetos de teatro de comunidade do município de Ílhavo; “Heróis do Mar”, encenado por jovens do grupo de teatro Mar Alegre; e poesia, recitada por colaboradores da câmara municipal.

Ílhavo associa-se, assim, às comemorações do centenário de Bernardo Santareno, que estão a decorrer em todo o país, organizados através de uma Rede Nacional de Parceiros, informal, entre câmaras municipais, museus, universidades, teatros profissionais e amadores, e outras organizações, e também de pessoas individuais, que tem como objetivos a produção de obras de criação e ações de divulgação centradas na obra de Santareno, numa iniciativa que teve origem na Escola de Mulheres.

Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (1920 - 1980), é considerado o maior dramaturgo português do século XX. Licenciou-se em medicina em 1950 e entre 1957 e em 1959 exerceu atividade médica junto da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova. Esta experiência deu origem, no imediato, a uma coleção de textos escritos em pequenos blocos de notas, que mais tarde resultariam no livro "Nos Mares do Fim do Mundo" (reeditado pelo Museu Marítimo de Ílhavo com a E-Primatur), mas também em algumas das suas mais famosas peças, como "O Lugre" ou "A Promessa". Bernardo Santareno iniciou-se na escrita como poeta, sendo os seus três primeiros livros coleções de poesia. A partir de 1957, o teatro foi registo de eleição, tendo escrito 15 peças.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.