AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Espetáculo em Ílhavo explora a temática das “fake news”

Artes

A companhia Formiga Atómica regressa esta sexta-feira a Ílhavo para apresentar “Fake”, um espetáculo de teatro em diálogo com o cinema sobre o fenómeno não tão recente, mas particularmente presente, das chamadas “fake news” (notícias falsas).

“Fake" conta com a participação de nomes bem conhecidos do público como Beatriz Batarda, Isabel Abreu ou Sandra Faleiro e a história gravita em torno da figura de Norma B., uma famosa escritora de romances policiais. Na sua bibliografia, encontra-se um título curioso: "Como Assassinar O Seu Marido”, a história de uma mulher que, como o próprio nome indica, não termina sem que o seu marido seja assassinado. É esse título que lhe traz notoriedade, pela circunstância de, alguns anos depois, Norma ser detida, acusada pela misteriosa morte do seu próprio marido - um famoso professor de culinária.

A partir desta premissa, o espetáculo coloca o público no papel de juíz desta narrativa, explorando as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos.

“Fake” parte de um conjunto de oficinas com profissionais de várias áreas orientadas pelos criadores Miguel Fragata e Inês Barahona no sentido de perceber o contexto das fake news, como é possível identificá-las e os seus efeitos em diversos setores. Desta semana de recolha de informação para o espetáculo resultou um site (www.fakeweekly.com) que reúne “notícias orgulhosamente falsas” e que relaciona, dessa forma, esta criação com a atualidade.

Miguel Fragata, o encenador de “Fake”, desenvolve ao longo desta semana várias oficinas com as turmas do 3.º ciclo das Escolas Secundárias da de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. Os alunos são desafiados a escreverem eles próprios as suas “fake news”, depois de devidamente contextualizados sobre o tema e de poderem refletir sobre ele.

“Fake” não deixa de ser isso mesmo: um espaço para pensar nas notícias que lemos e que estão ao alcance de todos. Arranca às 21h00, na Casa da Cultura de Ílhavo.

* Créditos da foto: Vitor Neno
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.