O Natal está a chegar e com ele uma das tradições que encanta miúdos e graúdos, a decoração da árvore de Natal. E se, este ano, ao invés de uma qualquer árvore sintética, escolhesse uma árvore natural, ecológica e sustentável? É esta a proposta da câmara municipal de Águeda, numa ação que alia a tradição à sustentabilidade ambiental.
Aquela autarquia recorda que “o fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz elevadas quantidades de dióxido de carbono, é muito poluente e não é reciclável”, acrescentando que “o seu destino é ficar em aterros sanitários durante longos anos”. Os pinheiros naturais, por outro lado, sãobiodegradáveis e não contribuem para a pegada ecológica.
As árvores que a câmara municipal de Águeda está a disponibilizar resultam de “operações controladas de desbaste” em ações de ordenamento das zonas florestais no concelho ou limpeza de espaços públicos. Se isto não bastasse, estas árvores naturais – que estão disponíveis em três tamanhos (até 80 centímetros, até um metro e meio e até 2 metros) – contam ainda com uma característica inconfundível, que dificilmente qualquer artifício consegue superar: “cheiram a Natal”.
Uma opção “grátis, fácil e está a distância de um clique”, garante o município aguedense.
Se quer pretende criar uma “atmosfera mágica” na sua casa, adquirindo um destes pinheiros, deve manifestar o seu interesse por e-mail (dv-peh@cm-agueda.pt) ou ligando para 234 610 070 ou 800 203 197.
As entregas serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir do próximo dia 27 de novembro e até ao dia 11 de dezembro, junto à entrada da garagem da autarquia.